© 2019 BSC Whippets

Todos os direitos e imagens reservados.

Desenvolvido por Dani Scandolara

1

Quais as características gerais da raça?

O whippet é um cão de porte médio. Sua aparência é elegante, mas não frágil. Deve causar impressão de força e potência muscular. As fêmeas pesam entre 10 e 14 quilos e machos entre 12 e 18 quilos. Todas as cores são aceitas. Podem ser inteiros de uma única cor ou ter marcações brancas, sendo tigrados ou não.

Tamanho:

- Padrão FCI adotado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia): fêmeas 44 a 47 cm, machos 47 a 51 cm.

- Padrão AKC (American Kennel Club): fêmeas 46 a 53,5 cm, machos 48 a 56 cm.

2

Qual o seu grau de atividade?

Whippets são cães com grau de atividade moderada e com aptidão para corrida. Embora sua estrutura longilínea tenha forte ligação ao esporte, ele é muito preguiçoso e calmo no convívio em apartamentos e casas. Levar o whippet para correr com outros cães aos finais de semana será muito divertido para ele e para seu dono. Apesar disso, precisam de exercícios diários para permanecerem mentalmente equilibrados e para manutenção e fortalecimento da sua massa muscular. Duas caminhadas diárias de 20 a 40 minutos são satisfatórias, sempre com segurança e uso de coleira e guia. 

3

Qual é a função original e atual da raça?

É originariamente um cão de corrida. Mas essa função sempre teve uma ligação íntima com os momentos de lazer e diversão de seus proprietários. Whippets corriam ao encontro de seu dono, que ficava do outro lado da pista abanando um paninho para chamar sua atenção. Por isso seria impossível escrever sobre a raça, sem mencionarmos a sua maravilhosa aptidão para ser um cão de companhia.

Whippets são muito versáteis.  Seu tamanho, pelagem curta e de fácil manutenção, e principalmente seu temperamento estável e amável faz dele um excelente animal de estimação para os mais diferentes estilos de vida.  Além de serem excelentes companheiros para atividades ao ar livre, adoram estar dentro de casa, junto ao seu dono no sofá da sala.

4

Como é o temperamento do whippet?

Educado, sensível e elegante. O convívio com whippets encanta as pessoas pelo seu temperamento amável e delicado. Ótima companhia dentro de casa e excelente parceiro para atividades ao ar livre e esportes.

Higiene é uma grande qualidade da raça. Pelagem curta com pouca queda e sem cheiro forte.

Whippets são bastante apegados aos donos. Adoram acompanhá-los dentro de casa e também são ótimas companhias no ambiente de trabalho. Estímulos físicos e mentais são importantes no dia a dia. Atividades como agility, obediência, trilhas ou participar de projetos de terapia assistida por animais combinam com a raça.

5

Como é o whippet filhote?

O whippet filhote é curioso e ativo.  Cada indivíduo tem características próprias, por isso dentro de uma mesma ninhada observamos diferentes personalidades e graus de atividade. O comportamento do filhote não depende somente da sua origem. A nova família tem muita responsabilidade na educação do cão. Dedicação, carinho e disciplina na infância são fundamentais para ele se tornar um adulto equilibrado. O estudo do comportamento através dos textos de educação que fornecemos às famílias que escolhem um BSC, aliado à intuição e sensibilidade para entender as necessidades do filhote, são essenciais para a boa adaptação nos primeiros dias e meses.

 

Os filhotes deixados sozinhos por muitas horas seguidas ficarão tristes e entediados. A solidão pode levar à distúrbios comportamentais e ansiedade. O que fazer para amenizar? Enriquecer o ambiente onde ele viverá com brinquedos variados, ossinhos, bolinhas, kongs e música. Dessa forma ele poderá se divertir, passar o tempo e gastar energia sem que sinta necessidade de roer os móveis, calçados e objetos de estimação da família.

6

Como é o whippet adulto?

O whippet adulto é naturalmente tranquilo e adora a companhia de seus donos. Ele gosta de se sentir seguro e protegido e acompanhá-lo com o olhar é uma maneira eficiente de transmitir confiança ao seu cão. Não são dependentes, principalmente se bem sociabilizados. Amam seus donos incondicionalmente e demonstram todo esse carinho de maneira delicada e apaixonante.

7

São cães fáceis de educar?

Whippets entram na rotina da família com bastante facilidade e aprendem rapidamente aquilo que lhes é ensinado. Mas não é uma raça com perfil para realização de truques e apresentações de adestramento em função da sua natureza reservada. A alegria deles é agradar seus donos, por isso treinamento com reforço positivo é o ideal. Observamos excelentes resultados em curto espaço de tempo.

8

Quais são os cuidados de higiene que a raça exige?

O manejo da raça é muito simples. Por terem pelagem curta uma escovação semanal é suficiente e indicada para remoção de pelos mortos e auxílio na hidratação da pele. Banhos podem ser quinzenais ou mensais. Corte de unhas deve ser semanal quando não houver piso que promova o desgaste natural. Limpeza de ouvidos apenas com uso de algodão ou gaze. Escovação dentária diária é o ideal para manter a saúde bucal .

9

Qual é a dieta mais indicada?

A dieta deve ser balanceada e específica para cada indivíduo. Whippets, ao contrário do que parece, adoram comer. Uma das peraltices da raça é o roubo de alimentos da cozinha e mesa de seus donos. O metabolismo é individual e cada exemplar tem uma necessidade energética diária. Orientamos os novos proprietários que observem e acompanhem o desenvolvimento do seu whippet para fornecer a dieta ideal para cada fase da sua vida. As necessidades nutricionais devem ser adequadas à rotina do cão. Whippets que tem atividade física frequente precisarão ingerir uma quantidade maior de alimento. Aqueles que ficam mais tempo dentro de casa provavelmente precisarão de uma dieta com menor índice calórico. A orientação de um médico veterinário nutricionista é fundamental quando a família decidir oferecer alimentação natural ao seu whippet.

10

Como é a saúde do whippet?

Como em outras raças, percebemos que algumas doenças podem acometer o whippet com mais frequência do que outras. É certo que a sensibilidade inerente à personalidade da raça pode causar desequilíbrios emocionais e imunológicos. A companhia de seu dono, uma dieta balanceada e rotina de passeios pode minimizar diversos problemas.

 

O teste do gene MDR1 deve ser realizado para evitar a administração de medicamentos que possam causar intoxicação em cães que sejam portadores do tipo mutante.

 

Whippets em fase de crescimento podem sofrer fraturas de membros, principalmente torácicos (rádio e ulna). É preciso evitar saltos de lugares altos em pisos lisos. Além dos ossos, whippets também precisam de cuidados com a pele fina e delicada, onde um simples arranhão pode causar um ferimento. Whippets tem propensão a formação de cálculo dentário que pode ser minimizada com escovação dentária periódica, de preferência diária.

Cuidado especial com procedimentos anestéricos: whippets tem baixa quantidade de gordura corporal a metabolização dos fármacos é diferente das demais raças. Por isso exames pré-operatórios e médico veterinário anestesista acompanhando a cirurgia é fundamental.

Recomendamos uma avaliação anual, com exames de rotina (hemograma, função hepática e renal), aferição de temperatura e anotação destes parâmetros para conhecer os padrões individuais do seu whippet. Aos 5 anos de idade recomendamos realizar a primeira avaliação cardiológica que deverá ser repetida anualmente a partir desta idade.

Outros cuidados de rotina, como exame parasitológico de fezes, titulação de anticorpos para reforço vacinal

11

Como é o dono ideal para o whippet?

O dono ideal é aquele que tem paciência e se dedica ao filhote. É um cão para quem gosta de contato físico com cães, pois eles adoram ficar perto de seus humanos. Precisam de alguém que se envolva com ele, que o considere parte da família e tenha uma natureza amigável.

O dono deve ser gentil, emocionalmente equilibrado e precisa transmitir confiança e segurança. Whippets são bastante sensíveis às emoções de seus donos. Famílias que gritam e batem portas podem tornar o whippet ansioso e assustado.

12

Whippets podem acompanhar seus donos em atividades físicas?

Whippets, assim como qualquer pessoa que inicia alguma atividade física, devem ser condicionados gradualmente até que estejam preparados para correr longas distâncias acompanhando seus donos. Esta atividade deve ser precedida de exame físico geral e cardiorrespiratório para avaliar sua condição para o tipo de exercício desejado. Hidratação e alimentação adequadas são indispensáveis.

 

Se deseja vê-lo correndo livremente, o ideal é levá-lo em locais cercados. São sighthounds e por isso tem a visão apurada. Se enxergar algo que lhe interesse e sair em disparada, pode não obedecer aos comandos e sofrer algum acidente. Nas caminhadas recomendamos sempre o uso de coleira e  guia, mais uma coleira extra com plaquinha de identificação.